segunda-feira, 21 de março de 2011

A Maior Bandeira do Brasil






A maior bandeira do Brasil está em São Vicente-SP, mede 630 m² e pesa aproximadamente 110 quilos. Fica hasteada permanentemente no Morro dos Barbosas. A Bandeira do Brasil foi adotada pelo decreto no 4, de 19 de novembro de 1889. Este decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do Governo Provisório da República.
A idéia da nova Bandeira do Brasil deve-se ao professor Raimundo Teixeira Mendes, presidente do Apostolado Positivista do Brasil. Com ele colaboraram o Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia da Escola Politécnica. O desenho foi executado pelo pintor Décio Vilares.
As cores verde e amarelo estão associadas à casa real de Bragança, da qual fazia parte o imperador D. Pedro I, e à casa real dos Habsburg, à qual pertencia a imperatriz D. Leopoldina. A esfera azul corresponde a uma imagem da esfera celeste, inclinada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (8 horas e 30 minutos) do dia 15 de novembro de 1889. A faixa branca da nossa bandeira é apenas um lugar para a inscrição do lema "Ordem e Progresso".
Cada estrela na bandeira, representa um estado da federação mais o Distrito Federal. Cada estrela contém cinco pontas.
O lema "Ordem e Progresso" é atribuído ao filósofo positivista francês Augusto Comte, que tinha vários seguidores no Brasil, entre eles o professor Teixeira Mendes.
Nove constelações, com um total de 27 estrelas, estão representadas na nossa Bandeira. Cada estrela representando um estado mais o Distrito Federal.

Nenhum comentário: