quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ministro anunciará investimento de R$ 15 mi para 2ª fase do Cidade Digital



O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, virá a São Vicente nesta sexta-feira (10), às 15 horas, para anunciar a segunda fase do projeto Cidade Digital. Trata-se do Portal de Gestão Unificada, que terá investimento federal de R$ 15 milhões.
A nova etapa consiste na fiscalização e gerenciamento dos espaços físicos criados pelo projeto, com cursos de capacitação em diversas áreas, que serão ministrados nos 36 CATIs (Centro de Acesso à Tecnologia para Inclusão Social). As atividades começam em agosto, com a formação de 1.200 alunos por turma.
Além disso, o projeto também criará um sistema biométrico de cadastramento, unificando os serviços da Prefeitura. Consultas em unidades de saúde ou reservas de vagas em creches municipais poderão ser feitas por meio da leitura óptica do dedo polegar ou indicador do cadastrado.
“Em caso de uma emergência médica, por exemplo, esse sistema exibirá toda a ficha do paciente, com nome completo, endereço e histórico de saúde, o que pode evitar até uma medicação errada”, explica o secretário de Ciência e Tecnologia de São Vicente, Carlos Santiago, em entrevista ao Jornal Vicentino.
A integração e informatização também reduzirá gastos do poder público, uma vez que a Prefeitura utiliza hoje diferentes sistemas operacionais “Esse grande projeto só foi possível graças ao trabalho e dedicação do secretário Márcio França e do prefeito Tercio Garcia, que não medem esforços para proporcionar mais qualidade de vida à população vicentina”, finaliza Santiago.

Cidade digital

Atualmente, o projeto Cidade Digital conta com 22 mil usuários cadastrados, com média simultânea de 5 mil acessos. Com a finalização da primeira etapa do projeto, a Prefeitura instalou sete torres de transmissão, 61 antenas repetidoras, além de 81 lousas digitais.
Os internautas podem redirecionar as suas antenas receptoras para captar o sinal do “Cidade Digital”. Para isto, basta adquirir um dispositivo receptor modelo aquários, de 25dBi. Já para acessos em vias públicas, por meio de dispositivos móveis, o usuário deve estar próximo às antenas, que retransmitem o sinal diretamente a estes aparelhos.
Toda a Cidade conta com cobertura de Internet wireless para computadores convencionais, notebooks e dispositivos móveis, como celulares.


Nenhum comentário: