sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SEMANA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO VICENTINO É FESTEJADA NA CIDADE


Comemorações têm início neste sábado (20/08) e envolvem lançamento de livro, caminhada histórica e ciclo de palestras

A Prefeitura de São Vicente, juntamente com a Câmara Municipal, Secretaria de Cultura (Secult) e Casa Martim Afonso, promovem a partir deste sábado (20/08), a semana de comemorações ao Patrimônio Histórico Vicentino, data celebrada no dia 22 de agosto em homenagem à primeira eleição das Américas, realizada em São Vicente em 1532.

Entre as comemorações, destaque para o lançamento do livro “Diário de Navegação – Pero Lopes e a expedição de Martim Afonso de Sousa”, do historiador Ricardo Maranhão e com ilustrações do arquiteto carioca Vallandro Keating que, juntos, ajudam a contribuir para os arquivos históricos da Cidade, por meio da leitura e da arte. O livro será lançado no sábado (20/08) quando os autores darão também uma palestra aos visitantes. O evento acontece na Casa Martim Afonso (Praça 22 de Janeiro, 469 – Centro), a partir das 10 horas.

No domingo (21/08), é dia da Segunda Caminhada Histórica de São Vicente. A concentração acontece às 9 horas no Porto das Naus (Avenida Tupiniquins, s/nº - , a duzentos metros da Ponte Pênsil) e a saída está marcada para as 10 horas. No percurso, estão os mais importantes pontos históricos para a Cidade, começando pela Ponte Pênsil. Após atravessarem a ponte, os participantes seguem pela Plataforma de Pesca, Morro dos Barbosas, Marco Padrão, Biquinha, Praça 22 de Janeiro, Casa Martim Afonso, Igreja Matriz, Mercado Municipal e termina o passeio no Parque Cultural Vila de São Vicente. 

Na segunda-feira (22/08) é dia de adquirir mais conhecimento em relação à Cidade e a importante história que o Município carrega, por meio do Ciclo de Palestras. O evento acontece no Centro Cultural da Imagem e do Som (Praça 22 de Janeiro, s/nº - Centro), das 9 ao meio-dia e das 14 às 17 horas.

Confira abaixo a programação completa de palestras na segunda-feira (22/08): 

9 horas - Abertura dos trabalhos.
9h30 – Palestra com o arqueólogo Manoel Mateus Gonzalez (Nupec/Cerpa), sobre o projeto arqueológico “Porto das Naus”.
10 horas – Palestra com a professora Vera Lúcia Amaral Ferlini - (USP/Engenho dos Erasmos), com o tema "Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos - História, arqueologia e patrimônio".
10h30 – Uma hora voltada a debates sobre a data e assuntos históricos.
12 às 14 horas - Almoço.
14 horas - Retorno das atividades.
14h30 – Palestra com o historiador da Casa Martim Afonso, Marcos Atanásio Braga, abordando temas sobre a história de São Vicente do século XVI ao XVIII.
15 horas – Palestra com o arquiteto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Victor Hugo Mori, com o tema “Arqueologia e restauro”.
15h30 - Uma hora voltada a debates sobre a data e assuntos históricos.
17 horas - Encerramento.
 

Nenhum comentário: