terça-feira, 4 de outubro de 2011

Início do Horário de verão 2011/2012





Neste ano, o Horário de Verão começará às Zero hora do dia 16 de outubro de 2011 (domingo) e vai até a zero hora de 26 de Fevereiro de 2012, também domingo.

Na noite de sábado, de 15 para 16 de outubro, os relógios nas regiões onde o horário de verão vigorará, à meia-noite deverão ser adiantados em uma hora.

No término do Horário de Verão, à meia-noite do dia 25 para 26 de fevereiro, os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

por-do-sol-no-horrio-de-veroO horário de verão foi uma idéia do famoso inventor Benjamin Franklin quando nem havia energia elétrica. Mas a idéia só foi colocada em prática pela Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial.

No Brasil o horário de verão foi estabelecido no dia 1º de outubro de 1931, na época de Getúlio Vargas. O principal objetivo do horário de verão foi e é conscientizar as pessoas para que diminuam o consumo de energia elétrica, assim podendo aproveitar melhor a luz solar.

No Brasil, a alteração ocorre no verão, onde a luz do sol é mais intensa, assim podendo ser mais bem aproveitada, já que no verão o Sol nasce mais cedo. É adiantada uma hora no fuso horário oficial local, mas isso somente nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. Atualmente mais de 30 países utilizam o horário de verão. Mas há um período que ele se encerra, assim o horário volta a funcionar normalmente, atrasando o relógio em uma hora.

No Horário de Verão 2011 / 2012 serão, ao todo, 133 dias de duração. Para não haver mais necessidade de que todo ano sejam necessárias normas novas, em 8 de dezembro de 2008 foi assinado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva o decreto de número 6.558 que já estabeleceu os padrões para as futuras horas de verão em parte do território nacional.

Segundo o artigo primeiro do decreto 6.558 fica instituído que o horário de verão de todos os anos,será a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Adiantando-se 60 minutos em relação à hora legal.

E no ano que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, então o encerramento se dará no domingo seguinte. Esse vai ser o caso do carnaval de 2012, que será comemorado nos dias 18, 19, 20 3 21 de fevereiro. Por isso que o horário de verão de 2012 se encerrará à zero hora do dia 26 de fevereiro. Isso fará com que esse se torne o mais longo horário de verão que o Brasil já teve.

Os Estados em que entrará em vigor a hora de verão são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Há muitas pessoas que não gostam do horário de verão e alegam que ele atrapalha o relógio biológico do corpo, sobretudo as pessoas de mais idade. Mas na verdade é necessário e o nosso organismo não demora muito a se acostumar, assim ajudamos a economizar mais luz elétrica, o que também ajuda a conservar o meio ambiente. 





Nenhum comentário: