quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Atleta do hipismo vicentino pode representar a Cidade nos Jogos Paraolímpicos 2012

Até os 6 anos, ele não podia andar por decorrência uma paralisia corporal, ocasionada por problemas no momento do parto. Como imaginar que, um dia, esse garoto ganharia títulos no esporte e ficaria a apenas uma seletiva para compor a equipe de hipismo brasileiro que irá disputar os Jogos Paraolímpicos de 2012?
Foto: Facebook
 
Para o jovem vicentino Ulisses Caruso Garavatti, de 20 anos, essa façanha passou de sonho para realidade.
 
Tudo começou quando Ulissinho, como gosta de ser chamado, foi colocado por seus pais no projeto de Equoterapia, da Prefeitura Municipal de São Vicente, desenvolvidos no Parque Ecológico Voturuá e no Jockey Club da Cidade. "Amo os cavalos. Sempre gostei do contato com os animais", comenta o jovem. 
 
Após começar a desenvolver e aprimorar toda sua parte motora com o auxílio da equoterapia, ele entrou para o esporte que mudaria sua vida: o hipismo. Desde 2002, o atleta é federado na Liga Paulista de Hipismo.
 
Além de cavaleiro, o jovem é um atleta multifacetário, que já fez canoagem, no qual foi campeão paulista, pulou de pára-quedas e praticou judô, no qual é faixa preta.
 
Ulissinho passa boa parte de seus dias no Centro Equestre Guamium, em São Vicente, onde realiza seus treinos com a égua Luna. "Chego sempre às sete da manhã para começamos o trabalho. Dou sempre muita atenção e carinho a Luna, para ela ter confiança e realizarmos bem os saltos". 
 
Com tanto treinamento e dedicação, os bons resultados aparecem rápido. Seus últimos feitos foram os três vices campeonatos na Copa do Brasil de Hipismo, realizado em Brasília entre os dias 14 e 16 de outubro, além do terceiro lugar no ranking Paulista de salto, com a marca de 40 centímetros. 
 
"Fico feliz de levar o nome de São Vicente e da hípica que pratico. Consegui também provar meu potencial para aqueles que pensavam que eu não ia conseguir", comenta o cavaleiro, que participa não apenas em competições para atletas portadores de necessidades especiais.
 
Em decorrência de suas conquistas, Ulisses Caruso Garavatti conseguiu índice para disputar a seletiva na Espanha no ano que vem, última antes da formação da equipe brasileira de hipismo que irá aos jogos paraolímpicos de Los Angeles 2012. Para a ida á Espanha poder se concretizar, Ulissinho espera contar com a ajuda de parceiros e patrocinadores, pois todo o gasto com a viagem, transporte do cavalo, materiais e vestimentas necessárias para as competições tem um custo elevado.

Fonte: Santos City

Nenhum comentário: