sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SÃO VICENTE REALIZA ABERTURA DA FASE REGIONAL DO MAPA CULTURAL PAULISTA


São Vicente vai sediar a abertura da fase regional do Mapa Cultural Paulista, que acontece neste domingo (28/08) às 15h, no Centro Cultural da Imagem e do Som, na Praça Vinte e Dois de Janeiro, s/n, Biquinha. No local serão exibidos os trabalhos dos artistas participantes nas modalidades de Vídeo e Canto Coral. Participante desde 2005, a Cidade tem oito artistas e três grupos de música, canto e teatro representando a cultura regional.


O Mapa Cultural Paulista é um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado de São Paulo. Nenhum estado brasileiro possui projeto parecido, podendo tornar-se referência nacional.

Serão 50 apresentações de diferentes modalidades artísticas pelo Estado, a partir deste domingo (28/08). O evento é gratuito e aberto ao público em geral.O evento tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural. “Mapear e trazer visibilidade para movimentos artísticos do Estado representa um importante trabalho de estímulo para nossa diversidade cultural”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo. Para ele, apoiar esse intercâmbio significa a democratização do apoio institucional à cultura, o qual passa a ser melhor distribuído para além dos limites da capital.

Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas, os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista.

O artista vicentino Cohollos mostrará sua obra em um documentário. Estarão presentes os representantes das secretarias de Cultura dos municípios participantes e da produção cultural do Estado.Com um número expressivo de inscritos, 286 cidades participaram da fase municipal do projeto, criando uma grande vitrine cultural com o propósito de identificar a produção do segmento no interior paulista, representados por grupos e obras artísticas nas modalidades: Teatro, Dança, Canto Coral, Música Instrumental, Vídeo, Literatura e Artes Visuais.Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo.

Informações sobre selecionados da fase regional e outras informações do projeto Mapa Cultural Paulista, no site www.mapaculturalpaulista.org.br 

Programação nas cidades da Baixada Santista:

Música Instrumental
Cubatão 
Data: 11 de setembro
Horário: às 14h
Local: Bloco Cultural de Cubatão
Praça dos Emancipadores, s/n – Centro – Cubatão

Vídeo
São Vicente 
Data: 28 de agosto
Horário: às 15h
Local: Centro Cultural da Imagem e do Som
Praça 22 de Janeiro, s/n – Biquinha – São Vicente

Artes Visuais
Praia Grande
Exposição: 28 de agosto
Horário: às 19h
Local: Complexo Cultural Palácio das Artes
Av. Pres. Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande

Teatro Adulto, para Crianças e Teatro de Rua
Praia Grande 
Data: 02,03 e 04 de setembro
Horários diversos – consulte programação local
Local: Complexo Cultural Palácio das Artes
Av. Pres. Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande

Canto Coral
São Vicente
Data: 04 de setembro
Horário: às 14h
Local: Centro de Convenções Costa da Mata Atlântica
Av. Capitão Luiz Pimenta nº 811 - Pq. Bitarú

Dança
Mongaguá 
Data: 03 de setembro
Horário: às 20h
Local: Centro Cultural Raul Cortez
Av. São Paulo, 3465 – Vera Cruz – Mongaguá

Literatura
Guarujá 
Data: 30 de agosto
Horário: 20h
Local: Guarujá Inn Hotel (Salão Nobre)
Av. da Saudade, s/n - Praia da Enseada – Guarujá