segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Crianças conhecem o mar pela primeira vez em São Vicente


Ir à praia. Hábito comum na vida de muitos moradores da Baixada, mas que, na última terça-feira (17), na Praia do Itararé, transformou-se na realização de um sonho de 120 crianças.Participantes do programa ‘Turismo do Saber - Interior na Praia’, do Governo do Estado, muitos jovens conheceram a praia pela primeira vez.



Nem o tempo nublado atrapalhou a empolgação da criançada, que não escondeu a alegria ao pisar nas areias de São Vicente. A programação, que foi até o dia 20 de janeiro, envolveu crianças de 9 a 11 anos, da rede estadual de ensino de três cidades do interior de São Paulo (Aparecida, São Bento do Sapucaí e Tabatinga).
“Estava ansiosa para conhecer a praia e o mar, mas não imaginava algo tão grande. É maravilhoso. Agora, quero voltar mais vezes, inclusive com a minha família”, destacou Mariana Moreno, de 10 anos, que mora em São Bento do Sapucaí. Sua amiga, Érica Ribeiro, de 9 anos, também demonstrou satisfação com a novidade. “A nossa cidade é pequena e não há muito o que fazer. Sempre tive curiosidade de visitar a praia e hoje estou realizando um sonho”, disse.
Já Fábio Bertoce, de 11 anos, e Isabela Barleta, de 10, já conheciam o mar. Moradores de Taguatinga, ambos já visitaram outras praias do litoral paulista, mas ainda não tinham mergulhado em São Vicente. “Aqui é uma delícia, muito gostoso. Quero voltar todos os dias, aproveitar ao máximo até o dia de ir embora”, ressaltou Isabela. “Quero surfar. Estou ansioso para subir em cima da prancha e me divertir”, completou Fábio.
As atividades no período de manhã aconteceram na Praia do Itararé, com brincadeiras na Arena Kids Verão e aulas de surfe sobre o mar vicentino. Já à tarde, a diversão incluiu visita ao Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, Trilha da Serra do Mar, além de uma sessão de cinema no Brisamar Shopping. No final da noite, foram oferecidos jogos cooperativos, teatro, oficina de artesanato e festa tropical.
O projeto gratuito chegou a São Vicente por meio do secretário estadual de Turismo, Márcio França. O parlamentar, que estava na areia do Itararé observando a criançada, destacou a importância da iniciativa no Município. “Levamos a oportunidade de muitos meninos e meninas conhecerem a praia, além de proporcionar outras maneiras de diversão. E também trata-se de uma retribuição entre as cidades paulistas, pois levaremos crianças do litoral para conhecerem cidades do interior”, explicou França.

O secretário salientou, ainda, que o evento impulsiona o turismo de São Vicente, uma vez que atrai a atenção dos meios de comunicação de diferentes locais. “A repercussão de um programa como esse é muito satisfatória, pois tem ampla cobertura da imprensa, inclusive de âmbito nacional. As atenções ficam voltadas para São Vicente. O turismo é feito para todo mundo e a praia é o local mais democrático, porque pessoas pobres e ricas podem frequentar o mesmo lugar”, finalizou.
A criançada que visitaram a Primeira Cidade do Brasil ficaram hospedadas na EMEF ‘Antonio Fernando dos Reis’, localizada no Jardim Independência. O programa, ao todo, levou 1.280 crianças de 32 cidades do interior para 15 municípios litorâneos do estado. Em julho, alunos do litoral fazem uma viagem às cidades do interior, promovendo o turismo no Estado.

Jornal Vicentino

Nenhum comentário: