O Slackline iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.
Algumas empresas proporcionaram a evolução do Slackline, tornando-o mais fácil e acessível a todos. Com apenas uma catraca e uma fita de 15 metros de comprimento e 50mm de largura facilita a montagem sem precisar de nenhum equipamento adicional. Apenas o kit de Slackline e um par de árvores você já está pronto para praticar.
![]() |
Desenho: Slackline Paraiba |
O Slackline é diferente de andar na corda bamba, em que a linha não é mantida rigidamente tensa (embora seja ainda sob alguma tensão), é, ao invés disso, dinâmica, alongando e saltando como um trampolim longo e estreito. A linha de tensão pode ser ajustado para se adequar ao slacker, e diferentes tipos de correias podem ser usados para obter uma variedade de manobras. A linha em si é plana, devido à natureza de correias, mantendo assim o pé do slacker mais firme, não sendo o caso com uma corda comum. A natureza dinâmica da linha permite truques e acrobacias impressionantes.
Confira as modalidades praticadas por esse esporte
Trickline
O trickline é geralmente praticado a partir de 60cm de altura, e permite a realização de manobras de saltos e equilíbrio extremo, exigindo do praticante bastante preparo físico e treino. É a modalidade mais praticada do Slackline atualmente.
Longline
O longline é a pratica do slackline em fitas com comprimento a partir de 20 metros. Esta modalidade exige do praticante bastante condicionamento físico, pois quanto maior o comprimento da fita mais força muscular e equilíbrio são necessários, requerendo bastante concentração para manter-se na fita e vencer as dificuldades.
Highline
O Highline é praticado em alturas superiores a 5 metros. Esta modalidade requer muita experiência e conhecimento de alpinismo, pois é necessário utilização de equipamentos de segurança e conhecimento técnico de sistema de redução. Além do preparo físico e concentração, controle mental é fundamental para manter em equilíbrio sentimentos como medo, ansiedade e adrenalina em grandes alturas.
Waterline
O waterline é a pratica do slackline sobre a água. Seja em piscinas, rios ou praias esta é a modalidade mais refrescante e descontraída, já que podem ser realizadas diversas manobras do trickline e as quedas nunca serão mal desejadas.
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário