segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Crianças conhecem o mar pela primeira vez em São Vicente


Ir à praia. Hábito comum na vida de muitos moradores da Baixada, mas que, na última terça-feira (17), na Praia do Itararé, transformou-se na realização de um sonho de 120 crianças.Participantes do programa ‘Turismo do Saber - Interior na Praia’, do Governo do Estado, muitos jovens conheceram a praia pela primeira vez.



Nem o tempo nublado atrapalhou a empolgação da criançada, que não escondeu a alegria ao pisar nas areias de São Vicente. A programação, que foi até o dia 20 de janeiro, envolveu crianças de 9 a 11 anos, da rede estadual de ensino de três cidades do interior de São Paulo (Aparecida, São Bento do Sapucaí e Tabatinga).
“Estava ansiosa para conhecer a praia e o mar, mas não imaginava algo tão grande. É maravilhoso. Agora, quero voltar mais vezes, inclusive com a minha família”, destacou Mariana Moreno, de 10 anos, que mora em São Bento do Sapucaí. Sua amiga, Érica Ribeiro, de 9 anos, também demonstrou satisfação com a novidade. “A nossa cidade é pequena e não há muito o que fazer. Sempre tive curiosidade de visitar a praia e hoje estou realizando um sonho”, disse.
Já Fábio Bertoce, de 11 anos, e Isabela Barleta, de 10, já conheciam o mar. Moradores de Taguatinga, ambos já visitaram outras praias do litoral paulista, mas ainda não tinham mergulhado em São Vicente. “Aqui é uma delícia, muito gostoso. Quero voltar todos os dias, aproveitar ao máximo até o dia de ir embora”, ressaltou Isabela. “Quero surfar. Estou ansioso para subir em cima da prancha e me divertir”, completou Fábio.
As atividades no período de manhã aconteceram na Praia do Itararé, com brincadeiras na Arena Kids Verão e aulas de surfe sobre o mar vicentino. Já à tarde, a diversão incluiu visita ao Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, Trilha da Serra do Mar, além de uma sessão de cinema no Brisamar Shopping. No final da noite, foram oferecidos jogos cooperativos, teatro, oficina de artesanato e festa tropical.
O projeto gratuito chegou a São Vicente por meio do secretário estadual de Turismo, Márcio França. O parlamentar, que estava na areia do Itararé observando a criançada, destacou a importância da iniciativa no Município. “Levamos a oportunidade de muitos meninos e meninas conhecerem a praia, além de proporcionar outras maneiras de diversão. E também trata-se de uma retribuição entre as cidades paulistas, pois levaremos crianças do litoral para conhecerem cidades do interior”, explicou França.

O secretário salientou, ainda, que o evento impulsiona o turismo de São Vicente, uma vez que atrai a atenção dos meios de comunicação de diferentes locais. “A repercussão de um programa como esse é muito satisfatória, pois tem ampla cobertura da imprensa, inclusive de âmbito nacional. As atenções ficam voltadas para São Vicente. O turismo é feito para todo mundo e a praia é o local mais democrático, porque pessoas pobres e ricas podem frequentar o mesmo lugar”, finalizou.
A criançada que visitaram a Primeira Cidade do Brasil ficaram hospedadas na EMEF ‘Antonio Fernando dos Reis’, localizada no Jardim Independência. O programa, ao todo, levou 1.280 crianças de 32 cidades do interior para 15 municípios litorâneos do estado. Em julho, alunos do litoral fazem uma viagem às cidades do interior, promovendo o turismo no Estado.

Jornal Vicentino

SÃO VICENTE COMPLETA 480 ANOS UNINDO HISTÓRIA E TRADIÇÃO

Autoridades e convidados prestigiaram o segundo dia de apresentação da Encenação






As comemorações aos 480 anos da fundação de São Vicente começaram logo cedo, às 8 da manhã deste domingo (22/01), com o hasteamento de bandeiras na Praça 22 de janeiro. Em seguida, às 9 horas, foi realizada, na Igreja Matriz, a missa de “Renovação da Consagração da Cidade a São Vicente Mártir”.
Mas a consolidação das festividades aconteceu à noite, no segundo dia de apresentação da 30ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. Desde as 16 horas, a decoradora Gildete Andrade aguardava ansiosamente a abertura dos portões para a arquibancada central. Poucos minutos antes de entrar na arena montada na Praia do Gonzaguinha, a vicentina revelou o motivo da espera. “Há 12 anos eu assisto à Encenação, sempre no dia 22 de janeiro, aniversário da Cidade. Acredito que esse ano será especial por ser a trigésima edição do espetáculo”. 
O prefeito de São Vicente, Tercio Garcia, exaltou a grandiosidade conquistada nesses 30 anos pelo maior espetáculo em areia de praia do mundo. “O tamanho que a Encenação tem hoje é fruto de muito trabalho e dedicação de todos envolvidos nessa montagem. A união dos cerca de mil atores voluntários da comunidade, em todos os anos, é incrível. Nunca vi algo com essa proporção em nenhum outro lugar”, exaltou. 
Para o deputado federal e secretário de Estado do Turismo, Márcio França, a Encenação deste ano é especial por reunir tudo o que houve de melhor nas edições passadas. “Tudo o que marcou em toda a história da Encenação está presente neste ano comemorativo. É gratificante ver um espetáculo que começou pequeno, onde o público era separado apenas por uma corda, ter ganhado tamanha representatividade cultural em todo o País”. 
O presidente da Câmara Municipal, Pedro Gouvêa, destacou a importância de representar a primeira Câmara das Américas. “Para mim, em especial, é uma data muito importante. Hoje, estou representando a Primeira Câmara das Américas. Estou extremamente feliz esta noite”. 
O secretário adjunto de Emprego e Relações do Trabalho do Estado, Rogério Barreto, reforçou a ligação que tem com a Cidade e o significado deste aniversário. “Como vice-prefeito de São Vicente me sinto honrado em fazer parte deste momento tão importante para os vicentinos. Aqui fiz minha família e nunca deixarei de admirar a Primeira Vila do Brasil”. 



Presenças – Estiveram presentes no segundo dia da Encenação 2012 o prefeito de São Vicente, Tercio Garcia, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marcia Garcia; o deputado federal e secretário de Estado do Turismo, Márcio França; o secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho e deputado Estadual, Davi Zaia; o deputado Federal de Santa Catarina, Edinho Bez; o presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Gouvea; o vice-prefeito e secretário adjunto de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Rogério Barreto; o deputado estadual Luciano Batista; o vice-presidente da Câmara, Marco Bitencourt; os vereadores, Caio França, Diogo Batista, Paulinho Alfaiate, Macedo, Marcelo Correia, Dr. José Eduardo e Ferrugem; o sub-prefeito da Área Continental, Ulisses Garavatti; os secretários municipais: de Governo, Jânio Benith; de Cultura, Renato Caruso; de Desenvolvimento Urbano e Manutenção Viária, Léo Santos; de Educação, Tânia Simões; de Habitação, Alfredo Martins; de Turismo, Brito Coelho; de Ciência e Tecnologia, Emerson Santos; de Transportes, Segurança e Defesa Social, Eduardo Tenório; de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Ridel Vieira; de Projetos Especiais, Paulo de Souza; de Assuntos Metropolitanos, Reinaldo Takarabe e de Imprensa e Comunicação Social, Clóvis Vasconcellos; o chefe de Gabinete, Hélio Santiago; o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente, Marcio Papa; a assessora especial de Assuntos da Mulher, Lídia Ileck; a presidente da Adesaf, Fernanda Gouveia; o superintendente do instituto dos servidores municipais, Marcelo Menegatti; a coordenadora da Unidade Executora Local, Elisabete Bacelar; o secretário de Turismo de Ubatuba, Mauricio Petiz e o comandante da Guarda Civil Municipal, Paulo Paixão.


Prefeitura Municipal de São Vicente