sexta-feira, 2 de março de 2012

Vem aí o 1° Itararé Open de Slackline

O esporte tem várias modalidades de competição



No dia 25 de março, à partir das 09h00 acontece, na Praia do Itararé, o 1° Itararé Open de Stackline, esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30cm do chão. Sua origem vem da escalada, popularizou-se como treino de equilíbrio, e agora, vem sendo desenvolvido e difundido em todo o mundo.


O Slackline iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.

Algumas empresas proporcionaram
 a evolução do Slackline, tornando-o mais fácil e acessível a todos. Com apenas uma catraca e uma fita de 15 metros de comprimento e 50mm de largura facilita a montagem sem precisar de nenhum equipamento adicional. Apenas o kit de Slackline e um par de árvores você já está pronto para praticar.


Desenho: Slackline Paraiba

O Slackline é diferente de andar na corda bamba, em que a linha não é mantida rigidamente tensa (embora seja ainda sob alguma tensão), é, ao invés disso, dinâmica, alongando e saltando como um trampolim longo e estreito. A linha de tensão pode ser ajustado para se adequar ao slacker, e diferentes tipos de correias podem ser usados ​​para obter uma variedade de manobras. A linha em si é plana, devido à natureza de correias, mantendo assim o pé do slacker mais firme, não sendo o caso com uma corda comum. A natureza dinâmica da linha permite truques e acrobacias impressionantes.

Confira as modalidades praticadas por esse esporte

Trickline

O trickline é geralmente praticado a partir de 60cm de altura, e permite a realização de manobras de saltos e equilíbrio extremo, exigindo do praticante bastante preparo físico e treino. É a modalidade mais praticada do Slackline atualmente.

Longline

O longline é a pratica do slackline em fitas com comprimento a partir de 20 metros. Esta modalidade exige do praticante bastante condicionamento físico, pois quanto maior o comprimento da fita mais força muscular e equilíbrio são necessários,  requerendo bastante concentração para manter-se na fita e vencer as dificuldades.

Highline

O Highline é praticado em alturas superiores a 5 metros. Esta modalidade requer muita experiência e conhecimento de alpinismo, pois é necessário utilização de equipamentos de segurança e conhecimento técnico de sistema de redução. Além do preparo físico e concentração, controle mental é fundamental para manter em equilíbrio sentimentos como medo, ansiedade e adrenalina em grandes alturas.

Waterline

O waterline é a pratica do slackline sobre a água. Seja em piscinas, rios ou praias esta é a modalidade mais refrescante e descontraída, já que podem ser realizadas diversas manobras do trickline e as quedas nunca serão mal desejadas.

Fonte: Wikipédia