sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

São Vicente celebra neste final de semana a 8ª Festa de Iemanjá

Neste final de semana, nos dias 2 e 3 de fevereiro, acontece a 8ª edição da Festa de Iemanjá. Os festejos começam no sábado, às 20 h, na Rua Monte Belvedere, nº 1004, Vila Margarida, onde será realizada uma cerimônia que terminará na praia.



Já no domingo, ocorre a procissão que terá a concentração na Praia do Gonzaguinha, imediações da Praça Tom Jobim, e prosseguirá pela faixa de areia, até onde era o Pier do Careca, junto á Av. Embaixador Pedro de Toledo. É nesse ponto que serão feitas as oferendas a Iemanjá.

Considerada a majestade dos mares e senhora dos oceanos, Iemanjá é a Rainha das águas salgadas, tida como a mãe de todos os Orixás, regente absoluta dos lares, protetora da família. Nesta época do ano ganha homenagens especiais, com oferendas atiradas ao mar. Chamada também como a Deus das Pérolas, Iemanjá é aquela que ampara a cabeça dos bebês no momento do nascimento, conforme rituais religiosos.

O presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial e presidente da Associação Religiosa do Candomblé do Estado de São Paulo (ARCESP) Valter de Oliveira, já firmou uma parceria com a atual administração para a realização da festa nos próximos quatro anos.

Nenhum comentário: