quarta-feira, 31 de julho de 2013

Frei Gaspar terá ciclofaixa temporária devido às obras do VLT

A equipe da Secretaria de Transportes está implantando a sinalização na via, que contará com orientação horizontal e vertical, além de folhetos explicativos e semáforo para ciclistas


Em virtude das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que está em andamento no município, ainda no mês de agosto, a Rua Frei Gaspar ganhará ciclofaixa. Atualmente a Secretaria de Transportes está trabalhando na sinalização para a futura implantação, tendo em vista, que a via entrará em funcionamento a partir do momento que as obras chegarem ao trecho do viaduto sob a Avenida Antônio Emmerich.

Como os serviços do VLT no viaduto deverão ser concluídos em oito meses, após o início, a ciclovia da Linha Amarela será interditada, nesse trecho, desta forma sendo necessária a criação de uma alternativa: a ciclofaixa da Rua Frei Gaspar que será interligada à ciclovia da praia do Gonzaguinha, seguindo pela Rua Onze de Junho, até a orla do Itararé.

De acordo com o secretário de Transportes, Raimundo Oliveira, é importante frisar que a ciclofaixa ainda não está em funcionamento e que será provisória. “Estamos executando a sinalização. Pedimos a colaboração e compreensão dos ciclistas e motoristas ressaltando que nossa maior preocupação é a segurança de quem utilizará a via, pois as mudanças serão significativas”, e completa: “após a conclusão das obras do VLT a ciclovia a ser utilizada será a da Linha Amarela. Essa será desativada”.

Na Frei Gaspar, a ciclofaixa contará com sinalização horizontal (pintura no piso de faixa vermelha, pintura de faixa branca seccionada separando as mãos de direção dentro da cilcofaixa – ida e volta), sinalização vertical (instalação de semáforos para os ciclistas nos principais cruzamentos e colocação de placas indicativas), bem como distribuição de folhetos explicativos e orientação por meio dos agentes de trânsito.

MOTORISTAS – Outras alterações ficam por conta do estacionamento regulamentado que sairá do lado direito da via e irá para o esquerdo e a remoção do ponto de táxi para a Praça Barão do Rio Branco nas vagas de 45 graus, aquelas que ficam em posição diagonal ocupando menos espaço.

Após a implantação das alterações, a Secretaria realizará constante monitoramento par ajudar a fluidez do trânsito, e caso necessário, ainda há a possibilidade de se proibir que se estacione em toda extensão da via.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Vicente

Nenhum comentário: