sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

São Vicente celebra neste final de semana a 8ª Festa de Iemanjá

Neste final de semana, nos dias 2 e 3 de fevereiro, acontece a 8ª edição da Festa de Iemanjá. Os festejos começam no sábado, às 20 h, na Rua Monte Belvedere, nº 1004, Vila Margarida, onde será realizada uma cerimônia que terminará na praia.



Já no domingo, ocorre a procissão que terá a concentração na Praia do Gonzaguinha, imediações da Praça Tom Jobim, e prosseguirá pela faixa de areia, até onde era o Pier do Careca, junto á Av. Embaixador Pedro de Toledo. É nesse ponto que serão feitas as oferendas a Iemanjá.

Considerada a majestade dos mares e senhora dos oceanos, Iemanjá é a Rainha das águas salgadas, tida como a mãe de todos os Orixás, regente absoluta dos lares, protetora da família. Nesta época do ano ganha homenagens especiais, com oferendas atiradas ao mar. Chamada também como a Deus das Pérolas, Iemanjá é aquela que ampara a cabeça dos bebês no momento do nascimento, conforme rituais religiosos.

O presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial e presidente da Associação Religiosa do Candomblé do Estado de São Paulo (ARCESP) Valter de Oliveira, já firmou uma parceria com a atual administração para a realização da festa nos próximos quatro anos.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Confira a Programação de Roteiros para Fevereiro de 2013 da Caiçara Expedições


Projeto Guri começa a receber inscrições para aulas de música


Começou hoje as inscrições vários cursos gratuitos do Projeto Guri. São oferecidas aulas de diferentes instrumentos musicais, dos clássicos aos mais populares, além de canto coral.



Tem aula de contrabaixo, violoncelo, saxofone, violão e muito mais! As oportunidades estão distribuídas nos polos de Santos, São Vicente e Mongaguá e contam com 1.554 vagas disponíveis.

As regras

Apesar de ter como meta receber crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, o Projeto Guri atende qualquer jovem que tenha entre 6 e 18 anos. Para participar, é preciso estar matriculado em uma instituição de ensino da rede pública ou particular e, é claro, querer aprender um pouquinho de música.
Os interessados devem procurar o polo em que desejam estudar, acompanhados dos responsáveis, de hoje até o dia 15 de fevereiro, com RG (ou certidão de nascimento) e comprovante de matrícula escolar.
Os cursos têm número limitado de alunos e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
As aulas começam em 18 de fevereiro, sendo que a primeira semana será de integração, para que os jovens conheçam os cursos para confirmar a matrícula. O Projeto Guri também poderá dar um apoio aos alunos que se destacarem, apesar de não ter como meta a formação de músicos profissionais.
Dentro do programa, há dois tipos de bolsas de estudo: o Aprendiz (que atua como uma espécie de monitor) e o Performance (tem horas a mais de aprendizado). Os ex-alunos podem ser agraciados com oportunidades em cursos de música especializados. “Já houve ex-alunos, custeados pelo Projeto Guri, que foram para a Europa”, cita o supervisor.

Para participar do Projeto Guri, basta comparecer a um Polo do Guri, acompanhado de seus pais ou responsáveis, levando os seguintes documentos:

- 2 fotos 3x4;
- Declaração original de matrícula escolar;
- Cópia do RG ou certidão de nascimento do aluno;
- Cópia do RG ou CPF do responsável;
- Cópia de comprovante de endereço;
- Cópia da carteira de vacinação do aluno.

Veja os detalhes:

Polo Regional Santos
Vagas: 1.093
Cursos: baixo elétrico; bateria; cavaco; clarinete; contrabaixo acústico; coral; flauta transversal; guitarra; iniciação musical; percussão; saxofone; teclado; trombone; trompete; viola; violoncelo; violino e violão.
Funcionamento: segunda-feira, das 9 às 12h e das 13 às 16h; terça a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h
Endereço:Rua Sete de Setembro, 34
Telefone: 3228-1818 ramal 1860

Polo Mongaguá
Vagas: 250
Cursos: canto coral; percussão; violino/viola; violoncelo; contrabaixo e cavaco
Funcionamento: quartas e sextas-feiras, das 8 às 11h e das 13h30 às 17h30
Endereço: Rua Caraguatatuba, 479
Telefone: 3448-9183

Polo São Vicente
Vagas: 211
Cursos: cavaco, cordas agudas, cordas graves, madeiras, metais, percussão e violão.
Funcionamento: terças e quintas-feiras, das 8 às 11h e das 13h30 às 18h
Endereço: Rua João Ramalho, 988
Telefone: 3467-5781


Fonte: Jornal A Tribuna