Dados sobre a Estância Balneária



Município Estância Balneária, conhecido como Célula Mater da Nacionalidade, Cidade Monumento da História Pátria e Berço da Democracia das Américas, São Vicente foi a primeira vila fundada no Brasil e a primeira, legalmente implantada, nas Américas. Além disto, foi o primeiro porto da América do Sul. 

Nela foi construída a primeira escola-seminário para os meninos brancos e índios, onde foram encenadas as primeiras peças de teatro, de onde partiram as primeiras expedições bandeirantes para o sertão e onde implantaram-se as bases da economia brasileira com a construção dos primeiros engenhos de açúcar e a criação de gado, eqüinos, suínos, muares e ovelhas. 

Atualmente, São Vicente é o centro geográfico das cidades da Baixada Santista e possui indústrias de grande expressão. Seu patrimônio histórico é reduzido e é mais procurada por causa de seus 3,6 km de praias urbanizadas e sua infra-estrutura turística.

O Município possui parte de suas terras no Continente e outra parte na Ilha de São Vicente que abriga o Município de Santos. Seu nome presta uma homenagem ao padroeiro São Vicente Mártir.

LocalizaçãoMunicípio da Região Metropolitana de São Paulo no Estado de São Paulo
Área148,8 km², sendo 18 km² na Ilha de São Vicente
LimitesMongaguá, ltanhaém, São Bernardo do Campo, São Paulo, Cubatão, Praia Grande, Santos e Oceano Atlântico
Altitude6 m
ClimaTropical úmido
Temperatura média anual25º C
Distância da Capital73 km 
EconomiaComércio e turismo
Divisão AdministrativaSão Vicente-sede
População316.324 habitantes (2010)
Criação do Município22 de janeiro de 1532
CEP11300-000
DDD13   
Fonte: Brasil Channel